Categoria: Espécies
Categoria: Espécies

Pau-pombo, cupiuva

Tapirira guianensis Aubl

Família: Anacardiaceae

Características gerais: Espécie nativa do Brasil, ocorrendo em todo o território, principalmente em solos úmidos , em quase todas as formações vegetacionais. É uma árvore que pode chegar até 25 metros de altura, com tronco reto, de casca grossa, rugosa e de cor marrom-acinzentada com fissuras verticais; a madeira é leve, de baixa resistência a xilófagos. A espécie é perenifolia, com folhas alternas, compostas imparipinadas, com 4-5 jugas; folíolos muito variáveis na forma e tamanho, membranáceos, glabros (sem tricomas), com até 12 cm de comprimento.

Floração: As flores são pequenas, esverdeadas ou amareladas, reunidas em inflorescências terminais do tipo panícula, polinizadas por pequenos insetos. A floração ocorre entre agosto e dezembro.

Frutificação: Os frutos são pequenas drupas, com cerca de 1 cm de diâmetro, de cor amarela a laranja quando maduros, dispersos por pássaros. A frutificação ocorre entre janeiro e março.

Status de conservação: Espécie não avaliada quanto à ameaça.

Uso popular:  A madeira é utilizada para confecção de brinquedos, compensados, embalagens, móveis, entahes, cabos para ferramentas e caixotaria leve. Pode ser empregada em reflorestamentos, principalmente em locais mais úmidos.

Imagem16

Distribuição

Imagem18
Imagem19
Imagem17

Referências:

Texto:

LORENZI, H. Árvores Brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. 6. ed. Instituto Plantarum, São Paulo, 2014. v.1.

SILVA-LUZ, C.L.; PIRANI, J.R.; PELL, S.K.; MITCHELL, J.D. Anacardiaceae in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Available at: https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB4408 Acesso em 06 jun. 2025.

SILVA, M.A. da et al. Fenologia de Tapirira guianensis Aubl. (Anacardiaceae) em uma área em processo de recuperação, Planaltina – DF. Embrapa Cerrados, 2020. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1169370/fenologia-de-tapirira-guianensis-aubl-anacardiaceae-em-uma-area-em-processo-de-recuperacao-planaltina-df. Acesso em 06 jun. 2025.

Imagens:

GIEHL, E.L.H. (Coordenador) 2025. Flora digital do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. URL: https://floradigital.ufsc.br/open_sp.php?img=3889