Leiteiro
Sapium glandulosum (L.) Morong
Família: Euphorbiaceae
Características gerais: Planta arbustiva a arbórea, decídua (perde suas folhas na estação desfavorável), podendo atingir até 20 metros de altura. Sua forma arbustiva é geralmente encontrada entre rochas, no campo, atingindo apenas 1 a 2 m de altura. Seu tronco é cilíndrico, de posição reta e base dilatada. A copa é alta, com grande quantidade de folhas, irregular e em formato de guarda-chuva. A folhagem é clara, levemente avermelhada, com galhas frequentes. Tem casca de coloração castanho-acizentada, com aspecto sulcado, internamente a casca apresenta cor amarela a rosada, com látex de coloração branca e textura pegajosa. Ocorre na Amazônia, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.
Floração: As flores ocorrem em espigas medindo até 16 cm de comprimento, são pequenas e numerosas, de coloração branca, verde-amarela. A floração ocorre de outubro a dezembro em Santa Catarina. São polinizadas por abelhas sem ferrão como a Uruçu-mineira (Geotrigona subterranea) uma espécie encontrada apenas no Brasil.
Frutificação: é uma cápsula deiscente (abrem espontaneamente) lenhosa, subglobosa, com uma semente por cada um dos três lóculos.
Status de conservação: É uma espécie não avaliada quanto à ameaça (NE).
Uso popular: Seu látex pode ser utilizado para a produção de borracha.
Texto:
Cordeiro, W.P.F.S.; Esser, H.-J. Sapium in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB17664>. Acesso em: 03 jun. 2025.
EMBRAPA. Espécies arbóreas brasileiras: volume 4. Brasília: Embrapa, 2015.
LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. 5. ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2014. v. 1.
Imagens:
Giehl, E.L.H. (coordenador) 2025. Flora digital do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Disponivel em. https://floradigital.ufsc.br/open_sp.php?img=20054