Columbina talpacoti (Temminck, 1810)
Nome popular: Rolinha-roxa
Taxonomia: Classe: Aves; Ordem: Columbiformes; Família: Columbidae
Distribuição geográfica: Em todo o Brasil, México à parte central entre Argentina e Chile
Nativo
Classificação IUCN: LC – Pouca preocupação
Dimorfismo sexual: Diferença de cor simples
Tamanho médio: 12 a 18cm de comprimento
Peso médio: 35 a 56 g
Alimentação: granívoro
Hábito: Social e diurno
Duração de vida: 13 anos
Ameaças: Não há
A Rolinha-roxa (C. talpacoti) vive em áreas abertas e o desmatamento facilitou sua expansão, especialmente nas áreas formadas para pasto ou agricultura de grãos. Por isso, historicamente é uma das primeiras espécies brasileiras a se adaptar ao meio urbano. Costuma ser encontrada em maior quantidade em locais alterados pelo homem do que em seu próprio habitat original, que são as áreas de cerrados e campos.
Seus ninhos, em formato de pequenas tigelas de ramos e gravetos, feitos entre cipós ou galhos, são construídos em árvores baixas e altas, às vezes em cachos de banana, ou em calhas das casas e nos telhados.
São muito agressivas entre si, embora possam formar grupos. Os casais disputam alimentos e defendem seus territórios, usando uma das asas para dar fortes pancadas no oponente.
O macho, com penas marrons avermelhadas, contrasta com sua cabeça cinza azulada. A fêmea é toda parda. Nos dois sexos, sobre a asa, há uma série de pontos negros nas penas. Os filhotes saem com os traços da plumagem de cada sexo. O macho também possui um canto monótono, de dois chamados graves e rápidos, repetidos continuamente por vários segundos. A fêmea põe 2 ovos, chocados pelo casal entre 11 e 13 dias. Os filhotes saem do ninho com, no máximo, 2 semanas de vida. O casal, às vezes dois dias depois, já inicia nova ninhada, quando as condições ambientais o permitem.
Texto:
Bitencourt, G. C. Asas da cidade: Aves de Sorocaba. Sorocaba: Secretaria de Meio Ambiente; 2016.
Farias, F., B., Serafini, P. P. & Correia, E.C. Aves da Estação Ecológica de Carijós. Florianópolis: ICMBio; 2015.
Sick, H. Ornitologia brasileira. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira; 2001.
Wikiaves-Enciclopédia das Aves. Rolinha-caldo-de-feijão, 2022. Disponível em: http://www.wikiaves.com.br/wiki/rolinha-roxa.
Imagens:
Casal de Rolinha-roxa, macho (acima) e fêmea (abaixo). Paulo Fenalti. A Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível em: https://www.wikiaves.com.br/2008264&t=s&s=10386&tag=FOTOCASAL
Rolinha-roxa filhote em seu ninho. – Adobe Stock. Disponível em: https://stock.adobe.com/pt/search?k=rolinha&filters%5Bcontent_type%3Aphoto%5D=1&filters%5Bcontent_type%3Aillustration%5D=1&filters%5Bcontent_type%3Azip_vector%5D=1&filters%5Bcontent_type%3Avideo%5D=1&filters%5Bcontent_type%3Atemplate%5D=1&filters%5Bcontent_type%3A3d%5D=1&filters%5Bcontent_type%3Aaudio%5D=0&filters%5Binclude_stock_enterprise%5D=0&filters%5Bis_editorial%5D=0&filters%5Bfree_collection%5D=0&safe_search=1&ca=0
Rolinha-roxa adulta fêmea com seus filhotes. Columbina talpacoti – Ruddy ground dove. Disponível em: https://en-m-wikipedia-org.translate.goog/wiki/Ruddy_ground_dove?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt&_x_tr_pto=tc
Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE 2025