Praça de Ciências

Na Praça de Ciências outros espaços importantes da UNIVILLE estão integrados de forma a contribuir com a divulgação do conhecimento científico, como o Herbário JOI, o Laboratório de Anatomia da Madeira, o Laboratório de Morfologia e Ecologia Vegetal, a Xiloteca JOIw – Coleção de Referência em Madeiras, o Laboratório de Abelhas, o Horto de Plantas Medicinais e Tóxicas, o Mosquilab, a Estação Meteorológica.

Veja conhecer os espaços

Herbário Joinville

O Herbário Joinville foi criado em 2003 e indexado no Index Herbariorum em 2007 com o acrônimo JOI. Localizado na sala D-119, conta atualmente com um acervo de 21.000 amostras e 16 typus, sendo três holotypus, se configurando como o quarto maior Herbário de Santa Catarina.

Laboratório de Morfologia e Ecologia Vegetal

No Laboratório de Morfologia e Ecologia Vegetal, localizado nas salas A-232 e A-233, são realizadas pesquisas ecológicas e morfoanatômicas da flora tropical com foco na compreensão da influência da heterogeneidade ambiental sobre o crescimento e desenvolvimento das plantas e nos padrões de montagem dos ecossistemas florestais por meio de atributos e grupos funcionais. Em sistemas antropizados tem foco na determinação de padrões de respostas estruturais à alterações da química ambiental usando espécies nativas como monitoras.

Laboratório de Anatomia da Madeira

O Laboratório de Anatomia da Madeira, localizado na sala A-234, destina-se à pesquisas em anatomia da madeira com foco na caracterização estrutural de espécies euxilóforas da flora brasileira, estudos ecológicos e de hidráulica do lenho e, também, de estudos de anatomia histórica.

Xiloteca JOIw - Coleção de Referência em Madeiras

A Xiloteca JOIw – Coleção de Referência em Madeiras, iniciada em 2005, é a maior coleção de madeiras do sul do Brasil. Localizada anexa ao Laboratório de Anatomia da Madeira, abriga 2.751 registros, o que corresponde a 97 famílias botânicas, 350 gêneros e 561 espécies da flora arbórea. Atualmente, as principais famílias são Fabaceae (13,7%), Myrtaceae (9,2%), Rubiaceae (4,9%),  Melastomataceae  (4,7%)  e  Sapindaceae  (3,4%).  Subsidia pesquisas de graduação, mestrado e doutorado, além de ações educativas.

Laboratório de Abelhas – LABEL

O Laboratório de Abelhas – LABEL foi criado em 2005. Localizado no Bloco C, sala 321-Z, conta atualmente com um acervo de 12.000 exemplares de abelhas preparadas entomologicamente, que constituem uma coleção de referência, além de uma coleção de formigas e uma de borboletas. Inclui parátipos de espécies de abelhas silvestres assim como inúmeros registros de distribuição geográfica de abelhas para Santa Catarina.

Horto de Plantas Medicinais e Tóxicas

O Horto de Plantas Medicinais e Tóxicas, localizado entre os blocos A e B, B e C, é composto por diversos canteiros setorizados, que abrigam espécies de plantas medicinais e tóxicas, agrupadas por família botânica ou por princípios ativos.

Mosquilab

O Mosquilab, localizado na sala C-125, é um espaço de educação sanitária continuada para prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti em um universo interativo. Apresenta uma abordagem inovadora e abrangente, utilizando tecnologias interativas e metodologias educativas para promover a conscientização e a participação comunitária.

Estação Experimental de Climatologia

A Estação Experimental de Climatologia, localizada próximo à entrada do Jardim Botânico, data do início dos anos 80 e foi criada em parceria com a EPAGRI/SC no intuito de ser um ponto de apoio para a rede de coleta de dados e previsão do tempo do estado de Santa Catarina. Além disto, a estação também possui fins educacionais por ser um espaço privilegiado para a realização de atividades práticas envolvendo os alunos, bem como para coleta de dados com fins de pesquisas acadêmicas e extensão universitária.