Pau-de-jacu, embaubarana
Pourouma guianensis Aubl.
Família: Urticaceae
Características Gerais: Árvore de médio a grande porte, que pode alcançar até 20 metros de altura, nativa da Amazônia e com ocorrência também em porções úmidas da Mata Atlântica. Possui copa ampla, com folhas grandes, palmatilobadas, com textura aveludada. A espécie está associada a áreas de floresta primária e secundária úmida, sendo útil na restauração de áreas degradadas e recomposição da flora.
Floração: Ocorre principalmente no período chuvoso, de agosta a setembro, com inflorescências discretas.
Frutificação: Os frutos são drupas comestíveis, doces e muito apreciadas por aves, especialmente jacus, daí o nome popular, que amadurecem a partir de dezembro.
Status de conservação: Pouco Preocupante (LC).
Uso popular: Reconhecida pelo seu valor em sistemas agroflorestais, pois é de crescimento relativamente rápido e produz frutos atrativos para fauna, que também são consumidos in natura por comunidades tradicionais da Amazônia.
Texto:
FLORA DO BRASIL 2020. Psychotria carthagenensis Jacq. e Pourouma guianensis Aubl. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: https://floradobrasil.jbrj.gov.br. Acesso em: 3 jun. 2025.
CARVALHO, P. E. R. Espécies arbóreas brasileiras. Colombo: Embrapa Florestas, 2003. v. 1.
LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. 5. ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2014. v. 2.
Imagens:
GIEHL, E.L.H. (coordenador) 2025. Flora digital do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. https://floradigital.ufsc.br/open_sp.php?img=27059