Quaresmeira
Pleroma granulosum (Desr.) D. Don
Família: Melastomataceae
Características gerais: Espécie nativa e endêmica do Brasil em floresta ombrófila densa, ocorrendo em formações secundárias como capoeiras e capoeirões. Árvore de 8 a 12 metros de altura com ramos quadrangulares e alados nas arestas. Madeira moderadamente pesada mas de baixa durabilidade. Folhas simples, opostas cruzadas, com nervuras curvas, margem inteira ou levemente serreada, pubescentes nas duas faces, com até 20 cm de comprimento.
Floração: Flores vistosas, roxas, reunidas em panículas terminais. Polinização por abelhas. Floresce geralmente duas vezes ao ano, em junho a agosto e de dezembro a março (mais abundante).
Frutificação: Frutos são capsulas pequenas, com menos de 1 cm de diâmetro, que se abrem para liberar muitas sementes minúsculas (sementes poeira) dispersas pelo vento em junho e agosto e de abril a maio.
Status de conservação: Não encontrado
Uso popular: A madeira pode ser utilizada para confecção de objetos leves, brinquedos e caixotaria. A planta é ornamental, utilizada na arborização urbana.
Referências:
Texto:
GUIMARÃES, P.J.F. Pleroma in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB603035>. Acesso em: 01 ago. 2025.
Imagens:
GIEHL, E.L.H. (Coordenador) 2025. Flora digital do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. URL: https://floradigital.ufsc.br/open_sp.php?img=23392
GUIMARÃES, P.J.F. Pleroma in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB603035>. Acesso em: 31 jul. 2025.