Tabucuva
Pera glabrata (Schott) Baill.
Família: Peraceae
Características gerais: Planta arbustiva a arbórea, em média de 8 a 10 m de altura, é semicaducifólia (perde parte de suas folhas na estação mais desfavorável). Sua casca é acinzentada a amarronzada, que descama e possui cicatrizes, a casca interna é rosada. A madeira é considerada leve. As folhas são simples, glabras e alternas. Ocorre na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica.
Floração: As flores são pequenas e se agrupam em três a quatro flores congestas, protegidas por uma bráctea. A floração ocorre de janeiro a março.
Frutificação: Os frutos amadurecem entre outubro e janeiro. Seus frutos são ingeridos por uma grande quantidade de pássaros, tendo destaque o sabiá-branco (Turdus leucomelas).
Status de conservação: A espécie não é avaliada quanto à ameaça (NE).
Uso popular: Sua madeira é muito utilizada na construção civil. É ótima para plantios mistos destinados à recomposição de áreas degradadas.
Texto:
ÁRVORES DO BIOMA CERRADO. Pera glabrata (Schott) Poepp. ex Baill. Disponível em: https://www.arvoresdobiomacerrado.com.br/site/2017/07/18/pera-glabrata-schott-poepp-ex-baill/. Acesso em: 3 jun. 2025.
FREITAS, J. R. DE . et al.. Aspectos da ecologia reprodutiva de Pera glabrata (Schott) Poepp. ex Baill. (Euphorbiaceae) em uma área de Cerrado no estado de São Paulo. Revista Árvore, v. 35, n. 6, p. 1227–1234, nov. 2011.
LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. 5. ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2014. v. 1.
Imagens:
GIEHL, E.L.H. (coordenador) 2025. Flora digital do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. https://floradigital.ufsc.br/open_sp.php?img=23081