Categoria: Espécies
Categoria: Espécies

Neoblechnum

Neoblechnum brasiliense (Desv.) Gasper & V.A.O. Dittrich

Família: Blechnaceae

Características gerais: 

Caule: estipe ereta de 30 cm a 1 metro de altura, com escamas

Folhas: compostas pinadas, compridas chegando a 1,70 metros de comprimento, formando um tufo no ápice do caule, folíolos com nervuras dicotômicas. Folhas jovens avermelhadas.

Aparelho esporífero: Esporângios em soros lineares na face abaxial do folíolo, ao longo de cada lado da nervura primária do folíolo, assentados sobre uma nervura secundária, paralela à primária, providos de indúsio verdadeiro. Esporos dispersos pelo vento, em período quente e seco, quando os esporângios se rompem.

Forma de vida: Caméfita

Hábitat: Floresta ciliar, de galeria, floresta de Igapó, floresta ombrófila densa e mista, geralmente da borda da floresta.

Status de conservação: Não encontrado

Uso popular: Pode ser usada como ornamental

Imagem34
Imagem36
Imagem35
Imagem33

Distribuição

Referências:

Texto:

DITTRICH, V.A.O.; GASPER, A.L. Neoblechnum in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB602573>. Acesso em: 29 jul. 2025.

Imagens:

Colaboradores do iNaturalist, iNaturalist (2025). Observações de nível de pesquisa do iNaturalist. iNaturalist.org. Conjunto de dados de ocorrência https://doi.org/10.15468/ab3s5x Acesso em 30 jul. 2025. https://www.gbif.org/occurrence/5198303602