Jacatirão-açu
Miconia cinnamomifolia (DC.) Naudin
Família: Melastomataceae
Características gerais: Espécie nativa do bioma Mata Atlântica, da Bahia até Santa Catarina. A árvore pode atingir até 22 metros de altura, com tronco reto e casca marrom-escura, fina e levemente fissurada. A madeira é moderadamente pesada, de boa durabilidade natural. Suas folhas são simples, opostas, com nervuras curvas, coriáceas, ovais e glabras (sem tricomas). É perenifólia, heliófita, muito comum em capoeiras, onde chega a ser a espécie predominante.
Floração: Floresce de novembro a janeiro, no Paraná e em Santa Catarina e, de dezembro a janeiro, no Estado de São Paulo. As flores são brancas, reunidas em panículas terminais, polinizadas principalmente por abelhas dos gêneros Melipona e Trigona e outros insetos pequenos.
Frutificação: Os frutos são pequenas bagas (em torno de 0,3 cm de diâmetro), pretas quando maduras, dispersas pela avifauna, por mamíferos, principalmente por Leonthopithecus rosalia rosalia (mico-leão-dourado) e por formigas do gênero Atta (saúvas). Amadurecem de fevereiro a maio.
Status de conservação: Pouco preocupante (LC – Least Concern)
Uso popular: Pelo seu potencial ornamental, é indicada para arborização urbana (parques e grandes jardins). Também é indicada para reflorestamentos heterogêneos. As flores são melíferas (para produção de mel). A madeira é útil para construção civil e fabricação de carvão. A casca era usada para tingir redes de pesca.
Referências:
Texto:
CARVALHO, P.E.R. (Org.). Espécies arbóreas brasileiras: Jacatirão-açu (Miconia cinnamomifolia). Colombo: EMBRAPA Florestas, 2003. v. 1. Disponível em: https://www.embrapa.br/documents/1355099/54244086/Especies+Arb%C3%B3reas+Brasileiras+vol+1-+Refer%C3%AAncias/97604ed0-d53f-2b47-e12d-3dae0740308b. Acesso em: 25 jul. 2025.
LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. 6. ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2014. v. 1.
Imagens:
GIEHL, E.L.H. (Coordenador) 2025. Flora digital do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. URL: https://floradigital.ufsc.br/open_sp.php?img=2361