Leandra
Leandra variabilis Raddi
Família: Melastomataceae
Características gerais: Espécie nativa e endêmica do Brasil, ocorrendo somente no bioma Mata Atlântica. Arbusto ou árvore com 0,8-7 metros de altura, muito comum em capoeiras. É perenifólia, heliófita, com folhas simples, opostas, ovais, com nervuras curvas, coriáceas e recobertas por tricomas (pequenos pelos).
Floração: As flores são brancas a arroxeadas, reunidas em panículas terminais, polinizadas principalmente por abelhas e outros insetos pequenos. Floresce de novembro a janeiro.
Frutificação: Os frutos são pequenas bagas (em torno de 0,5 cm de diâmetro), pretas quando maduras, dispersas pela avifauna, por mamíferos e por formigas. Amadurecem de fevereiro a maio.
Status de conservação: Pouco preocupante (LC – Least Concern)
Uso popular: Sem registros
Referências:
Texto:
BAUMGRATZ, J.F.A.; REGINATO, M.; VALENTE, B.N. Leandra in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB9638>. Acesso em: 31 jul. 2025ns:
imagens:
GIEHL, E.L.H. (Coordenador) 2025. Flora digital do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. URL: https://floradigital.ufsc.br/open_sp.php?img=21508