Bacupari
Garcinia gardneriana (Planch. & Triana) Zappi
Família: Clusiaceae
Características gerais: Espécie nativa, arbustiva ou arbórea, típica de subbosque, em beira de rios e córregos, de crescimento lento. Em áreas abertas suportam bem a luz direta e iniciam a frutificação quando ainda bem jovens. Árvore de 5-7 metros de altura, com tronco de 15-25 cm de diâmetro; Folhas simples, de filotaxia oposta, coriáceas, glabras, perenes.
Floração: Em Santa Catarina ocorre de agosto a outubro; com caulifloria, flores brancas, pequenas, polinizadas por pequenos insetos, principalmente abelhas.
Frutificação: Ocorre de dezembro a fevereiro ou março; frutos do tipo baga, amarelos, comestíveis, dispersos por macacos e cutias, principalmente.
Status de conservação: Espécie não avaliada quanto à ameaça (NE).
Importância: Os frutos são fonte da alimento para animais na floresta; é usada no paisagismo para sombrear alamedas, avenidas e ruas e na arborização de parques, praças e jardins; a madeira é utilizada para confecção de cabos de ferramentas, moirões e na construção civil.
Referências:
Texto:
FLORA E FUNGA DO BRASIL. Disponível em: <https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB615318>. Acesso em: 30 jul. 2025.
AB’SABER, A. N. O suporte geoecológico das florestas beiradeiras (ciliares). In: RODRIGUES, R. R.; LEITÃO FILHO, H. de F. (Ed.). Matas ciliares: conservação e recuperação. São Paulo: Ed. da USP: Fapesp, 2000. p. 15-25
Imagens:
GIEHL, E.L.H. (Coordenador) 2025. Flora digital do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. URL: https://floradigital.ufsc.br/open_sp.php?img=4518