Galictis cuja (Molina, 1782)
Nome popular: Furão-pequeno
Taxonomia: Classe: Mammalia; Ordem: Carnivora; Família: Mustelidae
Distribuição geográfica: América Central e do Sul. Do sul de Peru, através do Paraguai e Chile central até o sul da província de Chubut (Argentina).
Nativo
Classificação IUCN: LC – Pouco preocupante
Dimorfismo sexual: Não há
Tamanho médio: 40 a 45 cm de comprimento corporal e 15 a 19 cm de comprimento de cauda
Peso médio: 1 a 1,8 kg
Alimentação: Carnívoro
Hábito: Social e crepuscular
Duração de vida: 5 a 10 anos na natureza, mais de 10 anos em cativeiro
Ameaças: Caça e perda de habitat
O Furão-pequeno (G. cuja) ocupa uma ampla gama de habitats e pode ser encontrado nos extremos do árido Chaco, enquanto também habita ambientes com extensa cobertura vegetal em conjunto com águas abertas. Outros tipos de habitat incluem florestas decíduas e perenes, savanas e regiões montanhosas. Elevações acima de 4.000m não são ocupadas.
O furão pequeno come pequenos mamíferos, aves, ovos, vertebrados de sangue frio, invertebrados e frutas, sendo assim um carnívoro generalista. Em função disto, já foram utilizados para controlar a população de coelhos europeus introduzidos na Argentina, ou seja, em controle biológico de pragas. São facilmente amansados se capturados jovens. São também capazes de caçar chinchilas, pois são guardados em cativeiro com este propósito.
São os mais sociais entre sua família, os mustelídeos. Ainda que sejam caçadores solitários, formam grupos de 2 ou mais indivíduos. Na natureza, foram observados movendo-se em grupos contendo uma fêmea adulta e jovens. São monogâmicos, e frequentemente vistos em pares ou em pequenos grupos, provavelmente familiares, que se comunicam por meio de sons (vocalizações).
A gestação em G. cuja é completa após cerca de 40 dias, quando de 2 a 4 filhotes nascem. Os filhotes nascem em março, agosto, setembro e outubro. São altriciais, ou seja, imaturos. Os jovens nascem em uma toca e apenas a mãe cuida dos filhotes e somente no início.
Texto:
Cullen, L. Jr., Valladares-padua, C. & Rudran, R. Métodos de estudos em biologia da conservação e manejo da vida silvestre. 2. ed. Curitiba: Ed. Universidade Federal do Paraná; 2006.
Pires, N. C. Dieta e padrão de atividade do furão-pequeno Galictis cuja (Carnivora: Mustelidae). Porto Alegre; 2018.
Yensen, E. & Tarifa, T. Galictis cuja. Mammalian Species. 2003; 728 (728): 1–8.
Imagens:
Furão-pequeno adulto. Disponível em: https://novo.biofaces.jera.com.br/specie/1261/galictis-cuja/
Furão-pequeno filhote. Disponível em: https://www.reporteronlinelitoral.com.br/filhote-de-furao-e-resgatado-por-morador-de-caraguatatuba/
Grupo de Furões-pequenos. Disponível em: https://www.ecoregistros.org/site_br/imagen.php?id=439388
Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE 2025