Categoria: Espécies
Categoria: Espécies

Palmito-juçara

Euterpe edulis Mart.

Família: Arecaceae

Características gerais: É uma palmeira nativa do bioma Mata Atlântica, podendo chegar a até 20 metros de altura. Ocorre de locais úmidos e sombreados, sendo muito importante para a floresta, devido à interação com diversos animais que se alimentam de seus frutos. Possui estipe reto e fino, não ramificado, com uma gema apical que origina folhas grandes segmentadas no topo.

Floração: As flores são pequenas, de cor amarelada, em panículas (cachos compostos) grandes, que podem medir de 50 a 80 cm, protegidas por uma bráctea (espata) geralmente lenhosa. Cada grupo de flores tem uma flor pistilada entre duas estaminadas. As flores aparecem entre setembro e janeiro e atraem principalmente insetos polinizadores.

Frutificação: Os frutos são pequenas drupas redondas, de cor roxa escura quando maduras, entre abril e novembro. Têm pouca polpa rodeando um caroço. Muitos animais, como aves maiores e mamíferos, se alimentam desses frutos e ajudam a espalhar as sementes pela floresta.

Status de conservação: Vulnerável (VU), devido à intensa exploração em algumas regiões, já que a extração do palmito determina a morte da planta.

Uso popular: o principal produto é a cabeça do estipe, a gema apical rodeada pela bainha das folhas jovens, que constitui o palmito, uma parte macia e comestível, muito apreciada na culinária brasileira e internacional, especialmente para saladas, tortas e conservas. Suas folhas também são usadas em artesanato, na fabricação de cadeiras de palha por exemplo, e seu estipe serve para construções rústicas, como estacas e ripas. Os frutos alimentam animais silvestres e também são usados na produção de polpa para sucos, sorvetes, etc (açaí).

Imagem73
Imagem76
Imagem75
Imagem74

Referências:

Texto:

Livro vermelho da flora do Brasil / texto e organização Gustavo Martinelli, Miguel Avila Moraes; tradução Flávia Anderson, Chris Hieatt. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2013.

CARVALHO, P.E.R. Espécies arbóreas brasileiras. Palmiteiro – Euterpe edulis. Colombo: Embrapa Florestas, 2003. v. 1. Disponível em: https://www.embrapa.br/documents/1355099/54244086/Especies+Arb%C3%B3reas+Brasileiras+vol+1-+Refer%C3%AAncias/97604ed0-d53f-2b47-e12d-3dae0740308b. Acesso em: 29 jul. 2025.

LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. 6. ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2014. v. 1.

VIANNA, S.A. Euterpe in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB15712>. Acesso em: 29 jul. 2025

Imagens:

GIEHL, E.L.H. (Coordenador) 2025. Flora digital do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. URL: https://floradigital.ufsc.br/open_sp.php?img=6075