Categoria: Animais

Badejo

Mycteroperca acutirostris (Valenciennes, 1828)

Nome popular: Badejo
Taxonomia: Classe: Actinopterygii; Ordem: Perciformes; Família: Serranidae
Distribuição geográfica:  Bermudas e noroeste do Golfo do México até o Brasil.
Nativo
Classificação IUCN: LC – Pouca Preocupação
Dimorfismo sexual: Não há
Tamanho médio: 80cm
Peso médio: 4 a 7kg
Alimentação: Plâncton
Hábito: Solitário e noturno
Duração de vida: Até 20 anos
Ameaças: Pesca

O Badejo (M. acutirostris) é um peixe marinho, associado a profundidades de 3 a 70m. Não são encontrados em águas com baixa salinidade. A espécie é popular em competições de pesca no sul do Brasil tanto para pescadores com lança como com vara e molinete. Peixes de 4-7 kg são comuns, com o recorde de pesca com lança gravado em 10,1 kg.

Juvenis habitam prados de ervas marinhas, áreas de mangue e águas rasas ao redor de corais macios e recifes de corais, em margens rochosas entre marés, em poças de marés no sul do Brasil, costões rochosos mas também podem ser encontrados em estuários, em locais onde existem tocas, entre  3-40 m de profundidade. Adultos são encontrados em fundos rochosos com alto relevo. Vivem sozinhos quando maiores ou em pequenos grupos de 5 a 10 indivíduos. São normalmente noturnos, mas podem se alimentar a qualquer hora.

A sua reprodução é por fecundação externa e os ovos são dispersos em água aberta/ substrato, sem cuidado parental. Em águas brasileiras, reproduzem-se durante a primavera, de setembro a dezembro.

1. Mapa de distribuição geográfica do badejo (Mycteroperca acutirostris) no mundo.

Mapa de distribuição geográfica do badejo (Mycteroperca acutirostris) no mundo.

2. Badejo

Badejo

Referências:

Texto:

Descobrindo o Badejo: peixe com muitas faces. Disponível em: https://aquatividade.com.br/descobrindo-o-badejo-um-peixe-com-muitas-faces/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=descobrindo-o-badejo-um-peixe-com-muitas-faces (acesso em 09/ 05/ 2025)

Gibran, F.Z.  (2007).  Atividade, uso de habitat, comportamento alimentar e dieta de quatro espécies simpátricas de Serranidae (Actinopterygii; Perciformes) no sudeste do Brasil. Ictiologia Neotropical.5(3):387–398; 2007.

Matamoro, R.C. Mycteroperca acutirostris. Guia dos animais de Trinidad e Tobago. Kingston, Jamaica: Universidade das Indias Ocidentais; 2016.

Imagens:

Badejo adulto. Disponível em: https://www.fishbase.se/photos/PicturesSummary.php?resultPage=1&ID=9386&what=species

Badejo (Mycteroperca acutirostris). Disponível em: https://www.aquamaps.org/receive.php?type_of_map=regular&map=cached