Categoria: Espécies
Categoria: Espécies

Canela-ferrugem

Nectandra oppositifolia Nees & Mart.

Família:  Lauraceae

Caraterísticas Gerais: Espécie nativa do Brasil, ocorrendo da região amazônica até o Rio Grande do Sul, exceto no Nordeste, em florestas ombrófilas onde é pioneira. É uma árvore que atinge 15-20 metros de altura; tronco com madeira leve, cheiro agradável quando recém cortada, de baixa resistência a xilófagos. As folhas são simples, geralmente opostas (daí o epíteto oppositifolia), rígidas, de 10 a 14 cm de comprimento, com tricomas de coloração amarronzada na face abaxial, principalmente sobre as nervuras, por isso o nome popular canela-ferrugem.

Floração: Flores pequenas, brancas, reunidas em panículas terminais; os botões florais também são recobertos por tricomas de coloração amarronzada. A polinização é por insetos pequenos. Floresce em diferentes épocas do ano e até duas vezes, porém com maior intensidade de janeiro a março.

Frutificação: Fruto do tipo drupa, oval, com cerca de 1,5 cm de diâmetro, preta quando madura, circundada pelo hipanto persistente formando uma cúpula. A frutificação ocorre em diferentes épocas, porém com mais intensidade de entre junho e agosto. A dispersão é feita por aves.

Status de conservação: Não encontrado

Uso popular:  Sua madeira é utilizada na construção civil, brinquedos, cabos de vassoura e caixotaria. Possui potencial para arborização urbana.

Imagem4
Imagem3
Imagem2
Imagem1

Distribuição

Referências:

Texto:

LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. 6. ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2014. v. 1.

Nectandra in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB8434>. Acesso em: 25 jul. 2025.

Canela branca Nectandra oppositifolia. Disponível em: <https://www.arvores.brasil.nom.br/new/canelabranca/index.htm>. Acesso em: 29 jul. 2025.

Imagens:

Colaboradores do iNaturalist (2025). Observações de nível de pesquisa do iNaturalist. iNaturalist.org. Conjunto de dados de ocorrência https://doi.org/10.15468/ab3s5x Acesso em 30 jul. 2025. https://www.gbif.org/occurrence/4440940702

GIEHL, E.L.H. (Coordenador) 2025. Flora digital do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. URL: https://floradigital.ufsc.br/open_sp.php?img=25689

Nectandra oppositifolia Nees & Mart. ex Nees in GBIF Secretariat (2023). GBIF Backbone Taxonomy. Checklist dataset https://doi.org/10.15468/39omei Acesso em 09 ago. 2025.