Categoria: Espécies
Categoria: Espécies

Embira-branca

Daphnopsis fasciculata  (Meisn.) Nevling

Família: Thymelaeaceae

Características gerais: Espécie nativa do bioma Mata Atlântica, em floresta ombrófila densa e floresta semidecídual (com plantas que perdem parcialmente as folhas em determinada época do ano). Árvore de 5 a 8 metros de altura, com copa globosa e densa, tronco cilíndrico, com casca fina parda-acinzentada, com fissuras superficiais. É perenifólia, com folhas simples, alternas, elípticas a oblanceoladas, coriáceas, podendo chegar a 30 cm de comprimento. É comum nas planícies quaternárias e várzeas brejosas, ao longo de rios e córregos.

Floração: As flores são pequenas, de cor branca ou creme, agrupadas em cachos na axila das folhas. As flores estaminadas formam cachos de 8 a 20 flores e as pistiladas de 5 a 15 flores, geralmente polinizadas por abelhas. A floração é de julho a setembro.

Frutificação: O fruto é uma pseudodrupa, pequena (cerca de 0,5 cm de diâmetro), vermelho-alaranjada, que amadurece entre os meses de outubro e dezembro. A dispersão é feita por muitas espécies de pássaros.

Status de conservação: Pouco preocupante (LC)

Uso popular: A árvore é recomendada para arborização urbana e reflorestamentos mistos. A madeira é usada como lenha. Sua casca fibrosa é utilizada por comunidades rurais na confecção de cordas, amarras e artesanatos. Além disso, algumas populações a empregam na medicina popular como cicatrizante e no tratamento de inflamações, embora seu uso medicinal deva ser feito com cautela, pois algumas espécies da mesma família podem ser tóxicas.

Imagem45

Distribuição

Imagem48
Imagem47
Imagem46

Referências:

Texto:
ROSSI, L. Thymelaeaceae in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Available at:<https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB14944>. consulta.publica.uc.citacao.acesso.em24 jul. 2025

Daphnopsis fasciculata (Meisn.) Nevling. Secretaria do GBIF (2023). Taxonomia da espinha dorsal do GBIF. Conjunto de dados da lista de verificação https://doi.org/10.15468/39omei Acesso em 24 jul. 2025.

LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa, Instituto Plantarum, 2002. v. 3.

Imagens:
GIEHL, E.L.H. (Coordenador) 2025. Flora digital do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. URL: https://floradigital.ufsc.br/open_sp.php?img=21017