Categoria: Espécies
Categoria: Espécies

Guaporanga

Myrcia strigipes Mart

Família: Myrtaceae

Características gerais: Espécie nativa do bioma Mata Atlântica, crescendo perto de rios, em solos úmidos e ricos, geralmente na encosta de morros. Árvore que pode atingir entre 3 e 10 metros de altura, com uma copa em forma de pirâmide. Seus galhos mais novos são cobertos por tricomas, e o tronco tem uma casca de cor castanho-amarelada, que se solta em pedaços em diferentes épocas do ano. As folhas são grandes, oblongas e de ponta fina, coriáceas, com a face ventral verde-escura e a dorsal mais amarelada.

Floração: As flores são pequenas, delicadas, brancas, agrupadas em panículas terminais. Exalam um perfume suave que atrae abelhas e outros polinizadores.

Frutificação: Os frutos são pequenas bagas com sabor até mais agradável do que a jabuticaba. A dispersão é feita por muitas espécies de pássaros, como sabiás, sanhaços, saíras, tucanos, jacus, etc. Frutifica nos meses de setembro a dezembro.

Status de conservação: Pouco preocupante (LC).

Uso popular: Popularmente utilizada tanto para fins ornamentais quanto medicinais e alimentícios.

Imagem44
Imagem42
Imagem43
Imagem41

Distribuição

Referências:

Texto:
SANTOS, M.F.; AMORIM, B.S.; BURTON, G.P.; FERNANDES, T.; GAEM, P.H.; LOURENÇO, A.R.L.; LIMA, D.F.; ROSA, P.O.; SANTOS, L.L.D.; STAGGEMEIER, V.G.; VASCONCELOS, T.N.C.; LUCAS, E.J. Myrcia in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Available at: <https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB63282>. Acesso em 24 jul. 2025.

Myrcia strigipes Mart. Secretariado do GBIF (2023). Taxonomia da espinha dorsal do GBIF. Conjunto de dados da lista de verificação https://doi.org/10.15468/39omei Acesso em 24 jul. 2025.

LORENZI, H. Frutas brasileiras e exóticas cultivadas: de consumo in natura. Nova Odessa, Instituto Plantarum, 2009.

Imagens:
GIEHL, E.L.H. (Coordenador) 2025. Flora digital do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. URL: https://floradigital.ufsc.br/open_sp.php?img=21017